Laboratório da Cerveja da Universidade Federal de Minas Gerais abre as portas para atender cervejeiros artesanais

O principal objetivo do laboratório é dar suporte e monitoramento microbiológico para micro cervejarias e cervejeiros caseiros em todo o processo de produção de cerveja artesanal

16 de janeiro de 2017


O Laboratório da Cerveja é formado por Doutoras em Microbiologia com vasta experiência em controle de qualidade e leveduras. Seu principal objetivo é dar suporte técnico e científico aos produtores de cervejas especiais, sejam caseiros ou micro-cervejarias, o que é de grande ajuda, já que esse tipo de suporte nem sempre está acessível para tais produtores em suas próprias cervejarias ou em outros laboratórios especializados.

Localizado no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais, o Laboratório da Cerveja conta com uma infra-estrutura laboratorial completa e única em Minas Gerais a oferecer serviço de controle de qualidade, por meio de análises microbiológicas, permitindo a detecção e análise aprofundada dos micro-organismos contaminantes da cerveja.

A proposta é oferecer suporte e monitoramento microbiológico de todo o processo de produção da cerveja: da matéria prima ao produto final. Dentre os serviços estão:

  • Análise microbiológica da água cervejeira,
  • Análise microbiológica do inóculo cervejeiro e;
  • Análise microbiológica da cerveja (garrafa ou chope), onde são realizadas análises utilizando meios específicos para a pesquisa de bactérias e leveduras contaminantes.

O monitoramento completo do processo de produção da cerveja e da cervejaria, também pode ser realizado. Nesse serviço são realizadas coletas in loco, em equipamentos (pontos críticos da produção como entradas e saídas de tanque de fermentacão, envasadoras, mangueiras de transferência) e em amostras de água, mosto resfriado, cerveja e levedura buscando identificar contaminantes, além de avaliar o processo de higienização da fábrica.

A partir de março desse ano serão oferecidos cursos de produção de cerveja artesanal além  de cursos voltados `a microbiologia da cerveja, como controle de qualidade e leveduras. Os primeiros cursos relacionados `a produção na UFMG.

Como projetos futuros o Laboratório da Cerveja pretende criar um banco de leveduras cervejeiras para atender cervejeiros caseiros e cervejarias da região.

 

Para maiores informações entrar em contato com as responsáveis Luciana Brandão ou Beatriz Borelli pelos seguintes endereço:

E-mail: laboratoriodacerveja@yahoo.com;

Facebook: www.facebook.com/laboratoriodacervejabh/

Site: www.laboratoriodacerveja.com.br/

Johnnie Lustoza

E-mail: joaolustoza@destinocervejeiro.com

Editor do site de cervoturismo, Destino Cervejeiro, Johnnie Lustoza é também o editor-chefe do Bom de Copo. É sommelier de cervejas, apaixonado por turismo cervejeiro, mas não nega um convite para uma cerveja em algum boteco copo sujo da esquina.

- Mais Notícias -


20/03/2015

Sexta beer Confraria do Malte

Toda a sexta a Confraria realiza uma promoção especial pra você

19/04/2017

Dogma lança novos lotes frescos e abre loja virtual com souvenirs

Depois de um ano turbulento de novidades, foram 14 cervejas lançadas em 2016, a Cervejaria Dogma reabastece os pontos de venda com novos lotes frescos

31/01/2017

Wäls é eleita a melhor cervejaria do Brasil pelo Ratebeer

A cervejaria não para de inovar e já prepara uma expansão em sua estrutura para lançar ainda mais novidades no mercado



Fique por dentro

Receba nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo cervejeiro, como notícias, eventos e promoções!