Instituto da Cerveja abre inscrições para curso de Mestre em Estilos em Porto Alegre

Curso tem início no dia 17 de Janeiro e as aulas acontecem aos finais de semana

14 de dezembro de 2014


O Instituto da Cerveja tem como missão disseminar conhecimento cervejeiro e fomentar o segmento por todo o país. Por isso, a instituição abre inscrições para a nova turma do curso de Mestre em Estilos, que será ministrado a partir do dia 17 de Janeiro, no Hotel Quality, em Porto Alegre.
 
O conteúdo do curso, que tem vagas limitadas e custa R$ 3.200, é baseado no Brewers Association Styles Guidelines® e tem por objetivo treinar o Sommelier de Cervejas nos numerosos estilos de cervejas existentes, por isso o curso abrange um estudo minucioso sobre as Escolas Cervejeiras, os países que as compõem, os estilos e subestilos de cerveja, características, histórias e curiosidades.
 
Para tanto, são realizadas inúmeras degustações com elevada profundidade técnica com modelos comparativos e verticais de variadas cervejas referenciais, o que amplia significativamente o espectro e a profundidade do conhecimento prático do profissional. É uma grande possibilidade de atualização para Sommeliers de Cerveja que queiram dar um passo adiante na área, já que os habilita a reconhecer eficazmente os estilos de cerveja existentes, tornando-os capazes de se iniciarem como juízes em concursos profissionais de Cerveja. Confira o conteúdo do curso:
 
- Comparações entre Brewers Association e BJCP;
- Aprofundamento teórico e prático em estilos e sub-estilos alemães;
- Aprofundamento teórico e prático em estilos e sub-estilos belgas;
- Aprofundamento teórico e prático em estilos e sub-estilos anglo-saxônicos;
- Aprofundamento teórico e prático em estilos e sub-estilos americanos e de outras origens;
- Parâmetros de qualidade relevantes para os estilos;
- Simulações práticas de competições cervejeiras;
- Identificação cega de estilos de cerveja;
- Degustações verticais;
- Degustações às cegas.
 
Os professores que ministrarão o curso serão Kathia Zanatta, Alfredo Ferreira, Alexander Moraes e Fernando Carvalho. Para realizar a inscrição é necessário ser formado em Sommelier de Cervejas. Alunos formados em instituições que não o ICB ou a ABS-SP passarão por avaliação para admissão no curso.
 
Serviço
Início: 17 de Janeiro de 2015
Aulas: 17 e 18 de janeiro, 07, 08, 21 e 22 de fevereiro, 07 e 08 de março
Carga horária: 52 horas
Local: Hotel Quality- Rua Comendador Caminha, 42 - Moinhos de Vento – Porto Alegre
Inscrições: info@institutodacerveja.com.br
Valor: R$ 3.200 (divididos em até 4 vezes)
 
Alfredo Ferreira
Químico formado pela UNICAMP e pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV. Mestre-cervejeiro pela Doemens Academy na Alemanha e degustador da “World Beer Cup” nos Estados Unidos e da “European Beer Star” na Alemanha. Mais de quinze anos de experiência na área de bebidas, processo de fabricação, pesquisa e desenvolvimento de produtos e sistema de qualidade em cervejarias.
 
Kathia Zanatta
Engenheira de Alimentos formada pela UNICAMP e pós-graduada em Gestão Empresarial pela FGV. Biersommelière pela Doemens Academy na Alemanha e Mestre-cervejeira pelo Siebel Institute nos Estados Unidos e Doemens Academy. Larga experiência profissional nas cervejarias Paulaner (Munich/Alemanha) e Brasil Kirin (Grupo Schincariol, Itu). Degustadora da “World Beer Cup” e “European Beer Star” desde 2008.
 
Fernando Carvalho
Formado em Engenharia Química, decidiu tornar sua paixão por alimentos e bebidas seu trabalho. Formado pelo Senac e com mais de 15 anos de experiência como Chef de Cozinha, foi professor de gastronomia e hotelaria do Senac SP e outras escolas, além de comandar restaurantes. Hoje atua na área de pesquisa e desenvolvimento de uma grande multinacional de alimentos, sendo responsável pelo desenvolvimento de projetos em 7 países da América Latina, exclusivamente para o setor de foodservice.  Formado Sommelier de Cervejas pela ABS e Mestre em Estilos pelo Instituto da Cerveja Brasil (ICB), é professor e coordenador de cursos do ICB, além de jurado em concursos.
 
Alexander Moraes
Especialista em TI, Alexander Moraes foi eleito o melhor Sommelier de Cerveja do Brasil, após vencer 97 candidatos, na primeira edição do Campeonato Brasileiro de Beer Sommelier, promovido pela Associação Brasileira de Sommelier – São Paulo (ABS-SP) em parceria com o Instituto da Cerveja.
 
Instituto da Cerveja
Fundado por Alfredo Ferreira, Estácio Rodrigues e Kathia Zanatta, o Instituto da Cerveja Brasil é a primeira instituição do Brasil com foco pioneiro na capacitação e especialização de Sommeliers de cerveja. Para isso, além dos cursos profissionalizantes e de especialização, disponibilizam também cursos e palestras voltados aos entusiastas do mercado cervejeiro. O Instituto da Cerveja Brasil tem como missão disseminar cada vez mais a cultura cervejeira, sempre com excelência e seriedade. Saiba mais em www.institutodacerveja.com.br.

- Mais Notícias -


07/03/2014

Noturnall x Bear Republic Hop Rod Rye

Confiram uma das melhores bandas nacionais da atualidade com uma IPA de peso.

11/08/2014

IPA DAY 2014 / Biermarkt

A noite do "IPA DAY" no Biermarkt em Porto Alegre, Brasil. Dirigido por Jules Gaubert-Turpin.

11/01/2016

Instituto da Cerveja debate Cerveja e Saúde

O primeiro evento de 2016 terá como palestrante prof. Dr. Martin Zarnkow da Universidade de Weihenstephan - Munique.



Fique por dentro

Receba nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo cervejeiro, como notícias, eventos e promoções!