Franconian Rhapsody

Mantendo a tradição da Bamberg em trazer novidades que até então não existiam no Brasil, conto aqui um pouco da história do nosso próximo lançamento, que chegará ao mercado na segunda quinzena de março.

15 de fevereiro de 2014


Quando falamos em cervejas defumadas, entramos em um outro universo, este atributo deve ser trabalhado com calma e sempre muito bem pensado, afinal, adicionamos o aroma e sabor defumado em um estilo pré determinado.

 
A Franconian Rhapsody é uma brincadeira com o defumado, sempre que converso com as pessoas, o caráter defumado é associado ao malte escuro e consequentemente à cerveja escura, mas antes de falar sobre a cerveja, vamos entender um pouco o que é essa tal de rapsódia.
 
Rapsódia são trechos de obras literárias ou musicais populares que não possuem ligações entre si, ou seja, um trecho pode contar um historia enquanto o outro, pode falar de um assunto totalmente diferente. Foi com esta ideia que surgiu a Franconian Rhapsody, escolhemos dois estilos característicos da Franconia, o Helles, lager clara bebida diariamente na região e o Rauch, tradicional cerveja defumada da cidade de Bamberg.
 
Ambos os estilos contam historias completamente diferentes e no primeiro momento não espera uma interligação deles, mas no copo é justamente esta rapsódia que nos surpreende, assim surgiu a rapsódia da Franconia.
 
No rotulo também utilizamos o conceito da rapsódia, o artista André Clemente colocou um punk alemão vestido com a tradicional roupa da Baviera, o lerderhosen.
 
 
Analise sensorial da cerveja:

Visual: Coloração dourada, cristalina, com boa formação de espuma;
 
Aroma: Domínio do defumado, com leve presença de herbal, floral e cítrico da lupulagem.
 
Sabor: Domínio do defumado, porém logo no inicio percebe-se a sutileza do malte, terminando levemente seca.
 
Sensação na boca: corpo leve-médio, carbonatação média, final seco.
 
Sensação geral: apesar do defumado, é uma cerveja fácil de beber e podemos dizer que é até refrescante.
 
Harmoniza com peixes defumados, castanhas, churrasquinho de frango e ricota defumada.

Temperatura de serviço: de 4°C a 6°C.  
 
Será uma cerveja sazonal, vendida em embalagem de 600mL.
 
Encomendas pelo contato@cervejariabamberg.com.br.

- Mais Notícias -


23/10/2015

Agenda do Garrett Oliver no Brasil

Papa da harmonização de cervejas desembarca em solo paulistano por meio da BeerManiacs para promover a marca Brooklyn Brewery, entre os dias 19 e 23 de outubro

30/08/2016

Pub Escondido realiza IPA Day

27/05/2014

Que história é essa de cerveja congelada!

Continuo encantado pelas lendas cervejeiras, algumas apenas uma lenda, outras verdadeiramente clássicas marcam a nossa história: EISBOCK



Fique por dentro

Receba nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo cervejeiro, como notícias, eventos e promoções!