Primeiro Festival de Cervejas Artesanais de Ouro Preto, OuroBier, será nos dias 15 e 16 de abril

O evento inclui shows, harmonização com pratos típicos, palestras e exposição de moda cervejeira

5 de abril de 2017


Ouro Preto será sede do OuroBier, primeiro festival de cervejas artesanais da cidade, que acontecerá nos dias 15 e 16 de abril (Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa). O OuroBier tem como foco principal a cerveja, mas as atrações incluem boa música, exposição de moda, palestras sobre o mercado cervejeiro e outras surpresas mais.

Estarão presentes no festival mais de 100 rótulos de grandes lojas e cervejarias como: Verace, Falke Bier, Brüder, Lamas Brew Shop, Krug Bier, Cervejaria Loba, Dunk Bier, Prússia Bier, Aleluia Bier, Mantrap, Furst, Casa OLEC e Backer, entre outras. A expectativa de público é de 20 mil pessoas, que será acolhido por uma superestrutura com praça de alimentação coberta.

Segundo Júlio Füzessi, realizador do evento, "Ouro Preto é uma das mais importantes cidades históricas do Brasil, porque mostra a força cultural de Minas. Explorar a qualidade dos nossos produtos para o mundo em um cenário único e original é o nosso foco. Estamos na expectativa por ser o primeiro ano, mas será um grande evento com certeza". A Semana Santa em Ouro Preto recebe tradicionalmente um grande gama de turistas e a realização do festival (logo após o fim da Quaresma) promete marcar a cidade e se tornar parte do calendário anual.

 

Cerveja & Gastronomia

O Buffet Flávia Barbosa assina o cardápio do Ouro Bier e apresenta opções de pratos individuais e porções voltadas para o público apreciador da boa comida mineira e também a gastronomia típica alemã. O menu inclui pratos como o tradicional feijão tropeiro completo, o salsichão típico da Alemanha e chucrute, espaguete a bolonhesa, bolinho de bacalhau, porção de linguiça artesanal e de torresmo. Na mistura entre Minas e os germânicos, ainda tem a típica salada de batata alemã, joelho de porco e kassler. Como o festival é direcionado a toda família, as crianças também terão quitutes e doces para aproveitar. A área de alimentação terá espaço próprio em local coberto, com mesas e funcionários para atender a todos com o máximo de conforto.

 

Cerveja & Informação

O mercado cervejeiro brasileiro e, especialmente o mineiro, está em ebulição e conhecer melhor sobre os processos de produção, técnicas e novidades é um dos pontos altos do OuroBier. No sábado (15/04), das 14h às 18h, quatro palestrantes conceituados no cenário cervejeiro vão ensinar e debater sobre o mercado em geral. As inscrições podem ser feitas na hora para iniciados e interessados em conhecer mais sobre cerveja.

Princípios e técnicas da fermentação de cervejas Sour é o tema do palestrante Jamal Awadallak, responsável pelo projeto Beer School, que vai focar tanto no processo artesanal (homebrewer), quanto no industrial. O professor, sommelier e mestre cervejeiro da Hofbräuhaus no Brasil, Carlos Henrique de Faria Vasconcelos, vai falar sobre técnicas de lupulagem e Dry Hopping. Túlio Pinto da Silva, mestre cervejeiro e sócio proprietário da Cervejaria Verace, apresentará uma palestra sobre produção cigana: o que é, como funciona, as modalidades que existem, vantagens para as fábricas e produtores e os maiores desafios. E o pesquisador e professor da UFOP, Rogelio Lopes Brandão dará uma pequena aula sobre a utilização de leveduras originárias da produção de cachaça e sua aplicação na produção cervejeira.

 

Cerveja & Moda

Moda e cerveja também se harmonizam e o Ourobier quer provar isso ao trazer ao Centro de Convenções de Ouro Preto uma exposição especial, produzida pelos alunos do curso de Design de Moda da Universidade Fumec. Durante os dois dias, serão expostos 15 looks criados especialmente para a ocasião, em linho e algodão, com estampas de tendências e produtos relacionados ao mundo da cerveja. Segundo o organizador e coordenador do curso, professor Antônio Fernando Santos, serão apresentados aventais, jogos americanos, camisetas e outro itens que podem ser utilizados por todos no dia a dia.

 

Cerveja & Música

As atrações selecionadas para o evento incluem oito bandas, performance do DJ Hugo Santiago durante todo festival e uma Bier Lounge Boate, no sábado à noite (23h às 4h), com a participação de diversos DJs convidados. Hugo Santiago é detentor de um estilo próprio e uma apresentação arrojada, que navega entre as vertentes da Black Music, passeando tranquilamente pelo Flash Black (anos 70/80 e 90), Rap Nacional, Internacional Trap Music, entre outros estilos. Confira abaixo as bandas que se apresentarão no primeiro OuroBier:

 

15 de abril – a partir das 12h

·         Blues Horizonte Band (Blues R&B)

·         Audergang (Blues Rock)

·         Alexandre da Mata & The Black Dogs (Rock/Blues)

·         Legião V (Legião Urbana)

 

16 de abril – a partir das 12h

·         Papagaio Elétrico (poprock)

·         Little Trouble (Rock e Blues)

·         Machaka (Blues Rock)

·         Leonardo Uoya Trio (Blues Soul)

 

SERVIÇO:

OuroBier – Festival de Cervejas Artesanais de Ouro Preto

Data: 15 e 16 de abril – sábado e domingo

Local: Centro de Artes e Convenções da UFOP - Ouro Preto - MG

Horários: Sábado das 10h às 4h da madrugada de domingo - Domingo das 10h às 20h

Venda de ingressos pelo site: www.ourobierfest.com.br

https://www.facebook.com/Ourobier-1856852751258649/

Mais informações: (31) 3551-2582 ou 98884-3416

 

Johnnie Lustoza

E-mail: joaolustoza@destinocervejeiro.com

Editor do blog de cervoturismo, Destino Cervejeiro e redator convidado do Bom de Copo. É apaixonado por turismo cervejeiro, mas não nega um convite para uma cerveja em algum boteco copo sujo da esquina.

- Mais Notícias -


04/05/2015

Bodebrown lança cerveja colaborativa com Adams

O rótulo produzido em parceria com a cervejaria inglesa chega ao Brasil

15/05/2014

UniBH lança pós-graduação em tecnologia cervejeira

Pioneiro no Brasil, curso oferece conhecimentos e técnicas na produção da cerveja

03/03/2016

Cervejaria Mea Culpa lança mais um pecado: Preguiça

A novidade é uma witbier que leva camomila e o lúpulo Sorachii Ace em sua composição



Fique por dentro

Receba nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo cervejeiro, como notícias, eventos e promoções!