Escola Superior de Cerveja e Malte possui o único laboratório de fermentação aberta do Brasil

Local possibilita a produção das cervejas Belgas, Inglesas e do Sul da Alemanha. ESCM também inaugurou um Laboratório de Malteação para os estudantes do setor

26 de abril de 2017


Além de todos os títulos cervejeiros atribuídos à cidade de Blumenau (SC), a região do Vale do Itajaí volta a se destacar no cenário cervejeiro nacional. Blumenau, que hoje é considerada a Capital Nacional da Cerveja, conta com o único Laboratório de Fermentação Aberta do Brasil. O local possibilita vários estudos e pesquisas para a produção de cervejas Belgas, Inglesas e do Sul da Alemanha.

O laboratório, que agora conta com dois tanques de fermentação aberta com capacidade de 250 litros, integra a estrutura da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM). Inaugurado durante a edição de 2017 do Festival Brasileiro da Cerveja, o local será utilizado pelos estudantes para a produção cervejeira, porém, de uma maneira diferente dos modelos que são aplicados no dia a dia das cervejarias. “O laboratório permite ao aluno conhecer aqueles estilos que fogem da fermentação padrão em tanques cilindrocônicos”, explica o professor mestre Honorato Pradel. Para os cervejeiros experientes e os aprendizes, a proposta permite ampliar o conhecimento e também estimula a criatividade para o desenvolvimento de novas vertentes do setor.

A ESCM também inaugurou em março o Laboratório de Malteação, onde serão elaborados diversos tipos de maltes. Composto por uma Micromaltaria alemã e um classificador de grãos, entre outros equipamentos, o local permitirá que os estudantes vivenciem na prática a produção do insumo essencial para a fabricação da bebida.

A estrutura da ESCM se assemelha a das maiores instituições do setor no mundo, principalmente agora que ela conta com esses dois novos laboratórios. São 2 mil metros quadrados, onde também estão instalados o Laboratório de Degustação, concebido como Brew Pub, uma Nano-fábrica, Laboratório de Química, Microbiologia, Laboratório de Produção Caseira ou HomeBrew, além do laboratório de informática e uma biblioteca específica do segmento.

 

Johnnie Lustoza

E-mail: joaolustoza@destinocervejeiro.com

Editor do blog de cervoturismo, Destino Cervejeiro e redator convidado do Bom de Copo. É apaixonado por turismo cervejeiro, mas não nega um convite para uma cerveja em algum boteco copo sujo da esquina.

- Mais Notícias -


10/09/2014

Velhas Virgens invadem o ABC

Evento no Goodfellas Bar reúne cervejas da banda e chopes Invicta

17/09/2015

Califórnia IPA é a nova cerveja da Blondine e Dogma

O rótulo foi produzido com base na nova tendência da Costa Oeste dos Estados Unidos

01/10/2014

Dortmund é a primeira Micro Cervejaria sustentável do Brasil

Empresa utiliza caldeira à lenha, madeira de reflorestamento, trata a água utilizada na produção e tem reserva de mata atlântica no terreno da fábrica



Fique por dentro

Receba nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo cervejeiro, como notícias, eventos e promoções!