Concurso para cervejeiros caseiros elege cerveja mineira como a melhor do Brasil

No Concurso Casa OLEC, juízes avaliaram mais de 100 amostras enviadas de todo o Brasil.

21 de dezembro de 2016


A cerveja criada pelo belorizontino Lucas Alexandre da Silva, em parceria com Marcelo Morado, foi a grande vencedora do Concurso Casa OLEC, o qual contou com 125 amostras de cervejas caseiras envidas de 12 estados brasileiros. Nessa edição do concurso, os participantes tinham que produzir uma cerveja de qualquer estilo base, com até 5% de álcool e adição de café em pelo menos uma etapa da produção. As amostras foram avaliadas por 15 jurados, todos especialistas em cerveja, sendo 5 juízes profissionais, certificados pelo BJCP (Beer Judge Certification Program).

A cerveja produzida por Lucas foi baseada nas mild ales inglesas, com pouca expressão de maltes, toques de toffee, caramelo e chocolate e sabor de café perceptível, mas não intenso e dominante, além de cor marrom intenso.

"Ganhar esse concurso significa ser reconhecido por todo o trabalho e estudo que estamos desenvolvendo. O desafio do Concurso, por exemplo, que incluiu café, foi uma coisa totalmente nova e demandou muito estudo sobre como o ingrediente poderia entrar na receita e quais as consequências disso para o sabor e acidez. Produzir cerveja é um processo de aprendizado constante", conta Lucas, que é engenheiro de produção e tornou-se cervejeiro caseiro em 2016.

Como prêmio, Alexandre da Silva terá sua cerveja produzida e comercializada pela Cervejaria Wäls (2.000L) e recebeu uma Cigarrinha Elétrica (30L) - equipamento automatizado de produção caseira de cerveja, desenvolvido pela Casa OLEC. O segundo colocado foi André Augusto Braga, de Brasília, seguido por Rafael Campolina Melo, de Nova Lima, vencedor da edição passada do Concurso.

"Mais do que escolher a melhor cerveja caseira, queremos incentivar e propagar a cultura cervejeira no Brasil. Seja por meio da competição, dos cursos e dos encontros que promovemos entre os Homebrewers", explica Mateus Caetano, Diretor da Casa OLEC.

Johnnie Lustoza

E-mail: joaolustoza@destinocervejeiro.com

Editor do blog de cervoturismo, Destino Cervejeiro e redator convidado do Bom de Copo. É apaixonado por turismo cervejeiro, mas não nega um convite para uma cerveja em algum boteco copo sujo da esquina.

- Mais Notícias -


24/11/2016

São Paulo Tap House está comemorando o seu primeiro aniversário

A casa nasceu para ser a vitrine das cervejarias brasileiras com 40 torneiras de chopes

08/03/2015

Lamas Brew Shop, Instituto da Cerveja e Cervejaria Nacional apoiam brassagem coletiva em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Iniciativa global da Muntons apoia o Pink Boots Society na segunda edição do Dia Internacional da Brassagem Coletiva Feminina (Internecional Women´s Colaboration Brew Day, IWCBD)

12/11/2015

Novo rótulo da Goose Island desembarca no Brasil

A Sofie é uma Belgian Farmhouse Ale, essa cerveja é uma das mais festejadas da linha envelhecida em madeira, marca registrada da cervejaria de Chicago



Fique por dentro

Receba nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo cervejeiro, como notícias, eventos e promoções!