A Cervejaria Wäls inaugura o seu mais novo e surpreendente espaço: o Ateliê Wäls

Ateliê da cerveja Wäls mistura inovação e arte em um espaço único entre as montanhas de Minas Gerais

8 de junho de 2017


A Cervejaria Wäls inaugurou no dia 1º de junho o maior barrel room da América Latina, dedicado apenas ao envelhecimento de cervejas. Batizado de Ateliê Wäls, o espaço está abastecido com mais de 100 mil litros da bebida envelhecendo e maturando, cada rótulo no seu devido tempo. Além das barricas de madeira, o Ateliê conta com uma adega com capacidade para armazenar até 20 mil garrafas de cerveja champenoise.

À frente do projeto estão os irmãos e fundadores da Wäls, José Felipe e Tiago Carneiro. Desde a parceria que firmaram com a Ambev em 2015, eles têm rodado o mundo conhecendo cervejarias, se especializando ainda mais no assunto, e agora trazem para a capital mineira o novo conceito que a Wäls enxerga para este mercado. “Por meio da Ambev, tivemos acesso à tecnologia e profissionais de ponta do mercado cervejeiro, além de ingredientes exclusivos, conhecimento técnico para novos produtos e capacidade de investimento. Fazemos parte da maior cervejaria do mundo e isso é essencial para realizarmos grandes projetos, como este” reforça Tiago Carneiro.

O Ateliê Wäls foi construído aos pés da Serra do Curral, em Belo Horizonte (MG). Sua área externa é voltada para o magnífico horizonte que dá nome à cidade e é palco de um pôr do sol quase poético.

O espaço de 1.900 m², assinado pelo arquiteto Gustavo Penna (GPA&A), é dividido em ambientes modernos e harmonicamente conectados – acesso superior, tasting room, loja, adega, barrel room e escritório. Para evidenciar a vanguarda da marca e novo conceito que propõe, foram usados elementos do dia a dia da cervejaria como rolhas, garrafas, bolhas, barricas, metal, madeira e concreto.

Um encontro do artesanal da cerveja com o lado artesanal da arquitetura, destacando elementos feitos à mão, com  design exclusivamente elaborado para o espaço. “Esse projeto só vem afirmar que cerveja e arte andam juntas, por isso criamos uma experiência completa, usando todos os sentidos. Entre os elementos deste universo cervejeiro explorados na construção do espaço, destaco o tonel desdobrado, que impacta o público logo na chegada, um balcão avermelhado na cor de uma cerveja IPA, cortinas e rosários de rolhas, luminárias de bolhas e milhares de garrafas dispostas em prateleiras exclusivamente projetadas. Tudo tão à mão, tão simples. É na simplicidade e na busca por aquilo que há de mais genuíno que criamos este espaço, de Minas Gerais para o mundo. A cerveja é incrível, o ambiente também. Aqui é a casa da cerveja” exalta o arquiteto, que assina grandes projetos como o Memorial da Imigração Japonesa, na Pampulha, o novo Estádio do Mineirão e o Centro de Convenções do Inhotim.

O foco do Ateliê, apesar do seu projeto moderno, é na produção artesanal e de qualidade usando a seu favor novas técnicas, como o cruzamento dos processos de vinho e cerveja, ingredientes especiais e tecnologia de ponta. “Estamos abrindo uma porta que dificilmente será fechada depois. Há oito anos temos usado a técnica de envelhecimento e aprimorado nossas receitas em barricas. Agora, vamos para este novo passo com a ampliação dos rótulos e técnicas, em um formato inusitado” ressalta José Felipe Carneiro, que também é mestre cervejeiro da marca.

O funcionamento do espaço é de terça a domingo, com 21 torneiras de chope à disposição, algumas delas com opções de cervejas exclusivas, produzidas no próprio Ateliê, e servidas on tap. Tudo isso harmonizado com um cardápio descomplicado e saboroso.

Entre as centenas de barricas que compõem o espaço, são cerca de 12 tipos de madeira, que vão desde carvalho francês e americano, até alguns feitos com a madeira brasileira umburana. Além de barricas usadas, que já armazenaram whisky, vinhos (tinto e branco), bourbon, cachaça e conhaque, a Wäls aposta ainda em um novo método utilizando barricas novas, uma prática nada comum no universo da cerveja.

Outra novidade são as duas barricas especiais que serão usadas na produção de uma linha exclusiva de sour beer. “Além de novos sabores, o envelhecimento em madeira proporciona elegância e potência à cerveja. Algumas, inclusive, deixam o líquido com textura mais aveludada” explica José Felipe.

 

SERVIÇO

Ateliê Wäls

Endereço: Rua Gabriela de Melo, 566 – Olhos D’Água, Belo Horizonte/MG

Funcionamento: Terça a sexta – 17h às 00h / Sábado e domingo – 11h à 00h

Telefone: (31) 3197-2450

 

PRICE BEER

Como funciona o Price Beer

Johnnie Lustoza

E-mail: joaolustoza@destinocervejeiro.com

Editor do blog de cervoturismo, Destino Cervejeiro e redator convidado do Bom de Copo. É apaixonado por turismo cervejeiro, mas não nega um convite para uma cerveja em algum boteco copo sujo da esquina.

- Mais Notícias -


25/02/2014

Lançamento Beertone Brasil ­- Cervejas Artesanais

Beertone é um guia de referência de cervejas, com sua primeira edição lançada em Abril de 2013, apresentando 202 cervejas de 48 cervejarias suíças.

20/03/2016

3º Festival de Cerveja da América Latina

Evento acontece no Memorial da América Latina, dias 19 e 20 de março,das 10h às 21h, com entrada gratuita

11/02/2016

Bamberg lança cerveja em parceria com Rádio Kiss

A novidade chega aos pontos de vendas no próximo dia 14



Fique por dentro

Receba nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo cervejeiro, como notícias, eventos e promoções!