Cervejaria Schornstein cria primeira incubadora de cervejas do país

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Escola Superior de Cerveja e Malte, com lançamento de quatro rótulos experimentais criados por Alunos ligados à instituição

11 de janeiro de 2018


A cervejaria Schornstein, com a iniciativa de criar a primeira incubadora de cervejas do país, promete aproximar três segmentos importantes desse elo: cervejaria, estudantes do segmento e a Escola de Cerveja e Malte. A Usina Schornstein, como será chamada, foi criada pela marca para trazer inovação ao seu portfólio e ainda difundir a cultura cervejeira no país. O projeto é, basicamente, uma incubadora de boas receitas produzidas por alunos da Escola.

A metodologia é simples. Alunos da Escola Superior de Cerveja e Malte, única instituição de ensino superior dedicada à bebida na América Latina, inscrevem as suas receitas para um comitê avaliador através de um concurso interno. Com o rótulo escolhido, o mesmo passa por um processo muito similar ao que acontece nas cervejarias artesanais: ajustes de produção, definição de nome, formação de preço e lançamento. Tudo isso é acompanhado de perto pelo criador da receita.

A cerveja criada, que será comercializada em latas, chega ao mercado com a marca da Usina Schornstein. Parte do lucro é destinado à Escola Superior de Cerveja e Malte e convertido em bolsas de estudos para os alunos da instituição. Por ano, serão realizados quatro ciclos como este.

O primeiro estilo será uma Session IPA. As receitas já estão sendo avaliadas e o lançamento está previsto para fevereiro desse ano.

Adilson Altrão, diretor da cervejaria, comenta que o objetivo da Usina é trazer inovação para o mercado e, ao mesmo tempo, inserir os alunos da escola no contexto da indústria. “Acreditamos que seja uma troca de informações e experiências bastante válidas. Os alunos trazem a sua criatividade para a Schornstein e ainda saem do processo com uma visão real do funcionamento de uma indústria. Além disso, contribuímos para o mercado com a Escola obtendo recursos para bolsas de estudo”, destaca ele. A Schornstein é uma das pioneiras deste mercado no país.

O diretor da Escola Superior de Cerveja e Malte, Carlo Bressiani, elogia a iniciativa. “Todas as formas de disseminar a cultura cervejeira são importantes para este momento que o segmento vive. Tenho certeza que os estudantes que passarão por esses ciclos terão resultados incríveis para suas vivências no setor. Pode ser um divisor de águas na vida profissional deles”, comenta.


Johnnie Lustoza

E-mail: joaolustoza@destinocervejeiro.com

Editor do site de cervoturismo, Destino Cervejeiro, Johnnie Lustoza é também o editor-chefe do Bom de Copo. É sommelier de cervejas, apaixonado por turismo cervejeiro, mas não nega um convite para uma cerveja em algum boteco copo sujo da esquina.

- Mais Notícias -


09/01/2016

São Paulo Tap House promove brassagem aberta neste sábado

O primeiro evento deste ano também marca o inicio do Double Chope que acontecerá às terças e domingos

18/11/2015

Rótulos da italiana Brewfist chegam ao Brasil

Os seis rótulos da cervejaria já estão sendo comercializados em nos pontos de venda

20/02/2014

La Trappe - Tripel

ESTREIA dos vídeos mais fermentados do You Tube! Com vocês: A "La Trappe - Tripel" !!!



Fique por dentro

Receba nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo cervejeiro, como notícias, eventos e promoções!