Cervejaria 5Elementos é a primeira artesanal do Estado do Ceará

A cervejaria foi inaugurada no segundo semestre de 2016.

20 de janeiro de 2017


Imagine 5 amigos apaixonados por cerveja artesanal, com um passatempo em comum, que é produzir suas próprias cervejas. Por que não juntar todos esses ingredientes em um só, acrescentando água, malte, lúpulo e levedura? Foi o que fizeram os amigos Wellington Alves, Abaeté Neto, Barroso Filho, Eduardo Lima e Iuri Rocha, que transformaram a diversão em oportunidade, criando assim a cervejaria 5Elementos.

Com a expectativa de atingir a produção de 10 mil litros/mês em 2017, a 5Elementos, primeira cervejaria artesanal do Ceará, está funcionando em uma fábrica de 500m2.

A cervejaria tem como slogan a frase “feita por cervejeiros, para cervejeiros” e sua proposta é produzir cervejas com valores acessíveis, direcionados para apreciadores de cervejas artesanais, principalmente para o público cervejeiro do Ceará, já que é a primeira cervejaria artesanal do estado. “Difundir a cultura cervejeira na nossa região, a partir da promoção de parcerias com outras empresas do ramo e do total suporte ao cervejeiro caseiro que deseja se profissionalizar e criar sua própria cerveja, contando, para isso, com o suporte técnico e logístico da fábrica em todo o processo, desde a concepção à distribuição”, comenta Wellington Alves, um dos sócios-proprietários da cervejaria.

 

Os rótulos

 

Entre os cinco rótulos produzidos pela 5Elementos, dois já foram premiados no Concurso Nacional das ACERVAS, em 2016. Os rótulos Wit 5 Bier e Abyssal venceram as categorias Witbier e Imperial stout, respectivamente, conquistando medalha de ouro na 11ª edição do concurso.

Abyssal: uma Russian Imperial Stout com 12% de teor alcoólico e 100 IBU que leva, entre outros ingredientes, melaço e cacau.

Davi e Golias: Essa American Pale Ale possui 5,5% de álcool e amargor de 37 IBU e leva os lúpulos Centennial, Mosaic e Pekko.

Hop Madness: IPA com notas de frutas cítricas, oriundas dos lúpulos Cascade, Centennial e Citra. Apresenta 6,5% de graduação alcoólica e 66 IBU.

Hopsession: Session IPA com 50 IBU e 4,9% de álcool. Apresenta um elevado drinkability.

Wit 5 Bier: Essa Wit Bier leva em sua composição trigo, casca de laranja, casca de limão siciliano e semente de coentro. Possui 4,8% de teor alcoólico e amargor de 13 IBU.

Johnnie Lustoza

E-mail: joaolustoza@destinocervejeiro.com

Editor do site de cervoturismo, Destino Cervejeiro, Johnnie Lustoza é também o editor-chefe do Bom de Copo. É sommelier de cervejas, apaixonado por turismo cervejeiro, mas não nega um convite para uma cerveja em algum boteco copo sujo da esquina.

- Mais Notícias -


18/05/2017

Bodebrown invade bares cariocas

Vários bares terão pelo menos 2 torneiras de chope dedicadas à cervejaria de Curitiba, além de vários rótulos em garrafa

25/06/2014

Cerveja Colorado Vixnu e IPA Day com Rafa Moschetta

Neste episódio, nós tomamos uma IPA de respeito e 100% brasileira. Trata-se da Colorado Vixnu, uma cerveja com um toque de rapadura.

05/06/2014

Mogi das Cruzes cria mês da cerveja belga para receber seleção do país

Iniciativa pretende promover as marcas da Bélgica, que se hospedará na cidade durante a Copa



Fique por dentro

Receba nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo cervejeiro, como notícias, eventos e promoções!