A cerveja, o santo e a moda

Conheça mais sobre o Dia de São Patrício, a festa irlandesa que se torna mais popular no Brasil a cada ano.

10 de março de 2014


Uma onda verde invadiu o Brasil nos últimos anos durante o mês de março. O dia de São Patrício, a festa mais tradicional da Irlanda, também celebrada em outros países de língua inglesa e onda há forte presença de descendentes de irlandeses, virou moda por aqui. Grandes festas tem acontecido nas maiores cidades do país nos fins de semana próximos ao dia 17 de março, arrastando multidões vestidas de verde e ávidas por várias canecas cheias de cerveja. Mas qual a razão disso? Por que uma festa culturalmente tão distante do Brasil vem ganhando tanta força em nossas terras? Muito além da globalização, a resposta está na cerveja.

Quem foi São Patrício?
De acordo com a tradição e o folclore local, São Patrício viveu onde hoje é a Irlanda durante o século V. Em sua missão católica, ele utilizava o trevo para catequizar os pagãos, já que as três folhas serviam para ilustrar a Santíssima Trindade. Daí a simbologia envolvendo o trevo a Irlanda. São Patrício morreu em 17 de março do ano 461.

Por que o verde?
Desde sua beatificação, os irlandeses passaram a guardar a data como um dia de celebração. Basta observar a geografia local, que a devoção passa a fazer ainda mais sentido: 17 de março está a quatro dias do fim do rigoroso inverno irlandês. Nessa data, a primavera já está próxima e os campos voltam a ficar verdejantes, depois de um longo período de frio e neve. Por isso o uso do verde na festa.

E a cerveja?
Celebração para os irlandeses é sinônimo de cerveja, a bebida mais popular do país, cultuada e produzida há séculos por lá. A soma desses fatores resultou em uma festa anual tingida de verde e regada à Guinness – marca mais popular do país. É uma espécie de Carnaval do Hemisfério Norte. É feriado na Irlanda no dia 17 de março e as celebrações de São Patrício duram cerca de quatro dias, com vários shows, desfiles e festas nas ruas. Várias cidades fora da Irlanda também abrigam a festa, principalmente nos Estados Unidos, onde a colônia irlandesa é muito forte.

E o Brasil com isso?
Em tempos de globalização, a tradição acabou chegando ao Brasil. Mesmo sem a existência de muitos descendentes de irlandeses por aqui, e ainda que seja o verão a estação a terminar por agora no Hemisfério Sul, a existência de uma celebração em que a cerveja é parte fundamental agradou muito os brasileiros.

No próximo fim de semana, muitas cidades do Brasil terão suas celebrações de São Patrício. É um momento para experimentar um pouco da rica cultura da Irlanda e beber boas cervejas. Apesar das várias “micaretas verdes” que irão acontecer, com shows de pop rock e sertanejo, e litros das marcas industriais mais vendidas do país, muitas das nossas melhores cervejarias artesanais se preparam para as festividades. Os pubs especializados em marcas importadas, como a Guinness, também abrirão suas portas especialmente para os festejos.

Nos próximos dias o Bom de Copo divulgará um guia com algumas dicas das melhores festas de São Patrício do Brasil.


Pedro Galvão

E-mail: pedro.galvao@bomdecopo.com.br

- Mais Notícias -


12/03/2016

Festival Brasileiro da Cerveja

O evento anual acontece em Blumenau, Santa Catarina, de 9 a 12 de março

28/04/2017

Cerveja Vinil se reposiciona no mercado

Novos sócios, maior capacidade de produção e novos rótulos são algumas das novidades previstas para 2017

18/02/2014

Gauloise Blonde

A Brasserie Du Bocq iniciou suas atividades numa fazenda, produzindo cervejas no inverno, devido as baixas atividades no campo.



Fique por dentro

Receba nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo cervejeiro, como notícias, eventos e promoções!