A cerveja, a mulher, a publicidade e as gostosas

A propaganda de cerveja e sua íntima ligação com as nossas mulheres.

26 de março de 2014


Publicidade é uma coisa sui generis. Principalmente a brasileira. Aqui, um produto não pode sacanear o seu concorrente, quanto pior a ideia mais ela cai no gosto do povão e agora, até cantor vegetariano vira garoto propaganda de frigorífico. Mas uma das coisas que sempre me intrigaram nos meus 20 anos de carreira publicitária é a relação mulher gostosa seminua + cerveja. E isso não é de hoje. Desde sempre cerevja e mulher eram colocadas lado a lado nas propagandas.

Hoje, esse conceito praticamente virou regra. Não tem um buteco copo sujo que você entra que não dá de cara com um cartaz de ponto de venda, com uma beldade em trajes sumários segurando um belo copo de cerveja. De marcas famosas e mais vendidas até marcas destinadas ao público D, todas já exploraram as gostosas.

Teoricamente, a premissa é essa: quanto mais gostosa a mulher do cartaz for, mais a cerveja anunciada vai vender no balcão. E conversando com alguns donos de bares, descobri que os clientes exigem as gostosas na parede.  Sem elas, nada de cerveja.  Eles simplesmente não aceitam ver um homem no cartaz da cerveja dele. E essa tendência não é proveniente dessa nossa época liberal. Vem desde o inicio da propaganda. Cerveja e Mulher são unha e carne.  Elas tiram a roupa e eles bebem mais.

Aqui no Brasil, em meio às Boas e Gostosas, a Devassa é o maior exemplo de como colocar uma mulher com copo na mão e fazer barulho. Usando celebridades como Paris Hilton e até, PASME! Sandy (e Junior), a marca foi alvo de protestos, ações e reprimendas por parte do CONAR, órgão que regulamenta a propaganda. Eu sinceramente não conheço ninguém que sentiu vontade de beber uma Devassa por causa da Sandy.

Lá fora o conceito é outro, a cerveja é associada muito mais à amizade e ao companheirismo. Como se ela fosse a liga para os dudes e buddies. Assim surgiram campanhas memoráveis, como a Wasssup da Budweiser, que acabou virando tão cult que ganhou até paródias no cinema.

Vídeo: Wassup:

Anúncios como os da Carlton Draught, um dos mais criativos dos últimos tempos e a   última campanha da Guinness, com os amigos na cadeira de rodas confirmaram esse conceito de “amigos bebem cerveja porque são amigos”.

Vídeo: Carlton:

Já a Budweiser emocionou meio mundo no intervalo do SuperBowl 2014, usando o mesmo conceito, mas com uma amizade pra lá de improvável.

Video: Puppie:

Outras, como a Stella Artrois, investem na associação entre a sofisticação, graça e beleza da mulher com sua cerveja. O alvo aqui claramente são as mulheres chiques e elegantes.

Video: Stella:

Mas existe uma luz no fim do copo. Algumas marcas nacionais já começaram a se afastar um pouco desse conceito. Mesmo porque, a mulher está cada vez mais virando o público-alvo delas.

Segundo pesquisas, os homens ainda são os maiores consumidores de cerveja. Eles bebem cinco vezes mais que as mulheres. Mas fabricantes e agências de publicidade já descobriram que elas são maioria nos pontos de venda.  E a Associação Global de Marketing de Varejo estima que elas representem 70% dos consumidores nestes locais, além da enorme influência sobre parceiros, familiares e amigos, na hora da compra.

Vídeo: Igualismo:

Isso não quer dizer que em teremos que ver um cartaz com um cara musculoso, só de sunga, com um copo de Krill na mão (Deus queira que não!), mas a marca que hoje não se posicionar de outra maneira e reconhecer o poder de mossas mulheres, corre um sério risco de ter seu share diminuído. E nem será pelo gosto duvidoso do líquido.

Video: Bronson:

E você amigo leitor, já comprou cerveja por causa da gostosa do cartaz? Você, amiga leitora, já deixou de beber uma determinada marca por causa da imagem machista que ela vende?


Fernando M. Gregori

E-mail: cervejacomcinema@yahoo.com.br

Redator publicitário, estudante de Negócios Internacionais, ex-jogador de futebol frustrado, fanático por cinema, não compra DVD pirata, não consegue assistir filme baixado no computador, viciado em trailers e propagandas e bebe cerveja socialmente. Ah, quem eu quero enganar...

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